Existe tanta diversidade que você pode se perder na hora de comprar adesivos!
Antes de enlouquecer ao comprar adesivos, primeiramente dá uma olhadinha nessas dicas. A gente trouxe para você conseguir acertar na hora de escolher o melhor para o quarto do seu bebê!
1. O tamanho do adesivo
Se o objetivo é atingir suas expectativas, é necessário conhecer as dimensões da parede a ser decorada. E consequentemente, as dimensões do adesivo escolhido.
Por quê? A resposta parece até meio óbvia, no entanto, é bem importante dar atenção a ela! Conhecer as dimensões da parede (altura x largura) é imprescindível! Porque só com as medidas certas, podemos fazer com que o adesivo se encaixe no seu espaço e expresse exatamente a ideia que você quer passar.
Quando usar adesivos menores e médios
É recomendável que você opte pelos adesivos menores e médios (do tipo recorte são um bom exemplo), se quiser dar destaque ao ambiente; nesse caso, o adesivo fará parte de uma composição maior. É exatamente, o que explicamos quando falamos sobre isso em outra publicação (clica nessa frase destacada que te levamos até ela).
Para você ter ideia, trabalhamos com fabricantes que já oferecem os adesivos em tamanhos diferentes (P, M e G) e até mesmo catálogos prontos.
Quando usar adesivos maiores
Agora, vamos pensar que você quer dar destaque à ideia e ao adesivo. Se você pensa na arte e na decoração da parede do quarto como destaque, o melhor é utilizar os adesivos maiores. Aqueles que ocupam a parede toda, sabe?
Isso quer dizer que os adesivos grandes terão uma aplicação muito mais trabalhosa e as chances de você precisar de um profissional desse tipo aumentam muito (mas, vale à pena).
2. Superfície da instalação
Certamente (e na sequência), esse fator é tão importante quanto o das medidas do local antes de comprar adesivos. É sério: tenha certeza de que a superfície onde pretende realizar a instalação é compatível com o adesivo. Se não tiver certeza, chame um adesivador para te dar aquela força.
No geral, é possível que você consiga instalar adesivos em toda e qualquer superfície lisa. Ela só estar seca, sem qualquer tipo de pó ou sujeiras (poeira, gordura, fiapos, farpas) e não precisa não ser porosa. Temos uma publicação mais específica sobre isso (essa frase destacada te leva até lá para tirar suas dúvidas).
O ideal é que tenha massa corrida ou gesso, na parede ou que ele seja pintada com tinta látex fosca ou acetinada.
Mais ainda: é possível instalar adesivos superfícies de vidro, madeira, mdf, azulejos, desde que estes não falhem em serem lisos estarem livres de sujeiras e pó.
3. Período de tempo da pintura
Estamos falando do quarto do bebê, então essa dica é importante por vários motivos. Um quarto recém-pintado faz mais mal para a saúde da criança, que do adesivo em si! O melhor momento, tanto para instalar o adesivo na parede, quanto para permitir que o bebê possa frequentar o local é após 2 a 3 semanas da realização da pintura.
Então, antes de comprar adesivos e se for compor a decoração a partir da pintura, tenha a convicção de que a instalação será feita depois de 15 dias (em média).
4. Adesivo não tóxico
Já que estamos falando de saúde, vamos reforçar que crianças são mais frágeis e os bebês merecem muito mais! Antes de comprar adesivos, confirme sempre se a marca é de qualidade e se aos produtos são originais, evitando qualquer tipo de toxicidade próxima ao seu anjinho.
Nós trabalhamos com Avery Dennison, produzido com um material não tóxico e utilizamos tinta original na impressão.
5. Mantenha predominantemente as cores neutras e adicione vida com o adesivo
Essa dica você verá aqui várias vezes (até mesmo se chamar a gente para conversar no WhatsApp): Na dúvida, menos é mais! Por exemplo: para não errar, é possível usar paredes e mobílias em cores neutras e adicione cor com os adornos (assim como: adesivos, almofadas, adornos, quadros, etc.).
Em outras palavras, você vai criar ambiente confortável, leve e estimulante e, o mais importante: na medida certa para as crianças.
Resumindo: um adesivo de parede aplicado num fundo branco, certamente vai dar ênfase ao colorido das flores, aos traços dos desenhos, à alegria dos bichinhos na floresta e como resultado isso vai estimular o bebê para que ele se concentre nas cores e formatos.
Bônus 1: Dicas para seu adesivo de parede durar mais e deixar o quarto do bebê mais bonito
Primeiro, nunca faça força ao limpar o adesivo (principalmente em suas bordas). Essa dica evita que a peça fique com aparência de velha ou parcialmente descolada.
Em segundo lugar, princialmente para uma parede do quarto de bebê, utilize apenas adesivo de boa qualidade. Já falamos da marca que trabalhamos (importada e das mais conceituadas do mercado). Sempre procure saber com a empresa que contratar.
Havendo espelho no quarto, coloque o adesivo na parede oposta. Assim, dará ainda mais destaque ao adesivo.
Adesivos em cima de móveis – como berço e cômoda – criam um efeito muito legal no quarto. Antes de colar o adesivo, passe um pano umedecido com álcool na parede e deixe secar.
Bônus 2: Crie um quarto que você ama, também!
Não se esqueça de que o quarto deve ser um espaço confortável para a mamãe, assim como para o recém-nascido.
Procure toques decorativos e móveis que combinem com o resto da sua casa. Planeje o layout para que ele se adapte às suas necessidades.
Acima de tudo, lembre-se que sempre que tiver uma dúvida, pode conversar com a gente.